O Festival surge a partir da vontade de proporcionar uma verdadeira imersão no universo do áudio, incentivando tanto o acesso quanto a criação em áudio, inspirando amantes do podcast e do áudio, profissionais e amadores.
O Festival parte do interesse crescente pelos podcasts e pela cultura áudio, compartilhado pelos alunos das Alianças Francesas e pelo grande público, que consomem nossos podcasts e outros podcasts, para o aprendizado de idiomas e para o entretenimento.
Uma iniciativa original com foco no podcast e nas criações sonoras em geral, para promover e aprimorar criações existentes, incentivar futuras criações, diversificar o público de ouvintes e criar pontes entre as culturas de língua francesa e portuguesa e entre os atores dos mercados brasileiro e francófono.
Parceiros
Oi Futuro, Deezer Brasil, Rádio Novelo, Chez Georges, Bookwire Brasil, Storytel, Festival Novas Frequências, Tropigalpão, Ambassade de France au Brésil e Institut français de Paris
Local
Teatro Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro
Para abrir a semana do Festival Ondas Sonoras, o o evento convidou o público a assistir à gravação ao vivo da entrevista “Tête-à-tête” com a cantora Flávia Coelho, entrevistada pelo Jean Bourdin, diretor da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, e coordenador das Alianças Francesas no Brasil. Em busca de sua identidade musical, a cantora brasileira encontrou seu caminho na França A artista revelou sua trajetória repleta de encantadoras anedotas entre Rio de Janeiro e Paris nos 7 episódios do podcast “De Paris à Rio”. Flávia nos conta um pouco mais de sua história e de sua carreira em uma entrevista ao podcast Tête-à-tête, programa de entrevistas com personalidades francófonas do canal AFluência.
Local: Teatro Oi Futuro – Flamengo, RJ Quarta 30/11/2022 – 16h
com Giovanna Nader, Bernardo Esteves, com mediação de Marcele Oliveira
A primeira mesa do Festival foi sobre ecologia ! A conversa contou com a participação da comunicadora socioambiental e influenciadora de moda sustentável Giovanna Nader e de Bernardo Esteves, repórter da revista Piauí, especializado em ciência e meio ambiente, e apresentador do podcast “A Terra é Redonda (Mesmo)”. A mediação ficou a cargo da produtora, comunicadora e ativista ambiental Marcele Oliveira.
Local: Teatro Oi Futuro – Flamengo, RJ
Quarta 30/11/2022 – 19h
com Lena Horn, Roberto Bürgel, e moderação de Antonio Hermida
O Festival convidou o público a descobrir o audiobook infantojuvenil “Angelina Purpurina”! O encontro trouxe o olhar todo especial de quem participou diretamente da produção do audiolivro, e propûs sessões de escuta coletiva de trechos da obra. Lena, Bob e Antonio conversaram sobre narração, direção musical e soundesign, além de compartilhar especificidades e curiosidades do projeto,
Local: Teatro Oi Futuro – Flamengo, RJ Quinta 1/12/2022 – 12h
Nessa sessão, dedicada aos amantes da literatura, o público teve a oportunidade de descobrir ou redescobrir clássicos da literatura francesa e francófona, além de obras bilíngues, em francês e português: trechos exclusivos de Esperando Bojangles, do autor Olivier Bourdeaut, leituras exclusivas de audiolivros gravados pela rede Alianças Francesa Brasil, publicados no canal de podcasts AFluência, como parte da série Entrelinhas.
Local: Teatro Oi Futuro – Flamengo, RJ
Quinta 1/12/2022 – 16h
com a equipe da Bookwire : Lena Horn, Peppe Souza, Roberto Bürgel, Verônica dos Santos, e mediação de Antonio Hermida
Bate-papo animado para descobrir mais sobre o universo do audiobook, com a Bookwire, a principal distribuidora de conteúdos editoriais nos formatos digitais em operação no Brasil, que abordou diferentes aspectos originais do processo de produção dos audiolivros, incluindo narração, direção teatral, revisão, produção e direção musical. Os profissionais reunidos trocaram opiniões e compartilharam suas experiências, além de tecer um panorama geral do setor e comentar as principais tendências do mercado.
Local: Teatro Oi Futuro – Flamengo, RJ
Quinta 1/12/22 – 18h
com Laura Capanema
Oficina para quem quer aprender como produzir um podcast, publicá-lo e acompanhar as métricas, ministrada por Laura Capanema, jornalista, roteirista, produtora audiovisual e gerente de Podcasts e Audiobooks da Deezer no Brasil.
com Rodrigo Alves
Rodrigo Alves, o jornalista e criador da produtora de áudio Escuta Aqui, ofereceu um encontro para ouvir, conversar e criar ambientes sonoros de forma interativa. Da música aos efeitos, da gravação externa à sonificação de dados, não faltam recursos para estimular a imaginação dos ouvintes em podcasts e outros conteúdos em áudio.
com Tiago Rogero com mediação de Rodrigo Alves
Bate-papo com o jornalista Tiago Rogero, criador e apresentador do podcast “Projeto Querino”, que revê a trajetória do Brasil sob a perspectiva dos negros brasileiros. Foi a ocasião de saber mais sobre o processo de concepção e produção do projeto, trazer à luz as importantes temáticas e discussões que o permeiam, além de descobrir aspectos inusitados sobre os bastidores desse grande sucesso de crítica e audiência.
com Fernando Cespedes, Laura Capanena, e Tucaninho Musical
A Nave Sonora Incrível é o primeiro podcast para crianças que explora paisagens sonoras dos quatro cantos do universo! A bordo, todo.a.s – pais e crianças – foram convidado.a.s a ouvirem juntos os episódios enquanto os pequenos passageiros construiram sua própria nave espacial com a ajuda de monitore.a.s treinado.a.s. A oficina foi acompanhada pela dupla Raquel e Bidu, do Tucaninho Musical, e a sessão contou com a participação de Laura Capanema, da DEEZER Brasil, que compartilhou sua experiência com podcasts para crianças.
com Flora Thomson-DeVeaux, Natália Silva, Paula Scarpin e Julia Matos
A equipe do podcast “Rádio Novelo Apresenta” reproduziu, ao vivo, a dinâmica de gravação de um episódio para a plateia presente.
com Fernando Cespedes
Para encerrar o Festival Ondas Sonoras, o pesquisador e criador do podcast “Ser Sonoro” Fernando Cespedes convidou o público a dar uma olhada na história da escuta, descobrindo como a audição, que surgiu há milhões de anos para permitir a sobrevivência dos animais, evoluiu até o surgimento do Sapiens. Neste processo, a escuta evoluiu para a audição, expandindo os efeitos dos sons e criando música.